Buscar
  • hbussularr

Plano de saúde deve fornecer medicamento Venetoclax a paciente



Plano de saúde deve fornecer o medicamento Venetoclax a paciente com síndrome mielodisplástica. O homem necessita do remédio para que possa iniciar outro tratamento. Decisão é do desembargador Luiz Antonio de Godoy, da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.


O paciente alegou que é portador de síndrome mielodisplásica por distúrbios causados em resposta ao tratamento de câncer de bexiga e que o medicamento Venetoclax (venclexta) teria sido expressamente indicado por seu médico, mas teve a negativa de fornecimento pelo plano de saúde.


Segundo o paciente, para agravar a situação, ainda é portador de neoplasia de próstata e não poderá dar início ao tratamento (cirurgia e quimioterapia) da doença que o acomete, sem que haja controle da síndrome mielodisplásica.


Ao analisar o caso, o magistrado considerou que os elementos constantes nos autos são indicativos de que o paciente é beneficiário de plano de saúde, bem como que é portador de síndrome e necessita, com urgência, do medicamento, cuja cobertura, em princípio, é obrigatória.


“Ressalta-se que não há dúvidas acerca da urgência da situação, eis que o tratamento sugerido pelo médico deveria ter se iniciado no dia 17 de agosto. Preenchidos, nessas circunstâncias, os requisitos para pronto acolhimento da postulação.”

Assim, deferiu o pedido de antecipação de tutela para determinar o fornecimento do medicamento sob pena de multa.


Processo: 2195292-54.2021.8.26.0000

Veja a decisão.


Fonte Migalhas Leia matéria completa.

1 visualização0 comentário