top of page
Buscar
  • hbussularr

STF obriga governo a bancar leitos de UTI Covid-19



A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal seja obrigado a bancar os leitos de UTI Covid-19 em três estados brasileiros.

Bahia, Maranhão e São Paulo entraram com uma ação na Suprema Corte pedindo que o governo federal retomasse os repasses para bancar os leitos.


Segundo os governadores desses estados, o presidente da República Jair Bolsonaro começou a diminuir as verbas progressivamente desde o início de 2021.


Os dados mostram que o custo diário de manutenção de leitos dessa natureza chega a 1600 reais em média.


A decisão de Rosa Weber sobre os leitos de UTI Covid-19


A decisão de Rosa Weber tem caráter liminar, ou seja, é provisória. Para ser considerada definitiva, a decisão precisará passar por apreciação do plenário do STF e ser aprovada pelos outros ministros da Corte.


Ainda assim, a determinação de Weber já passa a valer instantaneamente e o governo federal precisa cumprir com sua obrigação financeira.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta semana que o Sistema Único de Saúde enfrenta seu pior momento na pandemia devido ao aumento de casos em todo o país.


Todas as regiões do país tem ocupação quase completa dos leitos de UTI Covid-19 e a chegada de novas variantes da doença ampliam a contaminação.


Fonte: STF, Notícias Concursos Leia a matéria completa



4 visualizações0 comentário
bottom of page